terça-feira, 30 de agosto de 2011

Equipes se aprontam para a Segundona Candanga

Saiba mais sobre Paranoá, Santa Maria e Samambaia

No próximo sábado (3), começa o XV Campeonato Brasiliense de Futebol da Segunda Divisão. Ao todo, 15 equipes estarão disputando quatro vagas para a Primeira Divisão de 2012. Com o fim da Série C local, a Segundona deste ano mudou e terá apenas 14 rodadas (turno único) e as quatro melhores equipes pontuadas garantem classificação à elite do ano que vem.


Os clubes participantes deste ano são: Cruzeiro, Samambaia, Santa Maria, Bandeirante, Dom Pedro, Luziânia, Legião, Sobradinho, Unaí, Guará, Paranoá, Planaltina, Bolamense, Capital Cristalina e Brazlândia.

Durante este mês de agosto, o Blog (em parceria com o Esporte Candango) apresentou matérias de cada time, com informações da preparação, elenco e comissão técnica. As exceções foram o Paranoá, o Samambaia e o Santa Maria. Nossa reportagem entrou em contato com os dirigentes/representantes dos respectivos clubes, mas os mesmos não demonstraram interesse em divulgar as informações solicitadas.

Saiba mais sobre essas equipes

Paranoá
Fundado em 30 de abril de 2000, o Paranoá Esporte Clube, também conhecido por Cobra Sucuri, teve uma grande fase quando conquistou o Candangão da Segunda Divisão, em 2004 e também a Taça Brasília no mesmo ano. Além de ser lembrado pela boa fase pelos amantes do futebol candango, tem uma das maiores torcidas entre os times do Distrito Federal. Curiosidade, o Paranoá tem no comando uma mulher. A presidenta Gedalva Egina Soares, também é funcionária pública e originária da liga de futebol amador.

A Cobra Sucuri treina desde os primeiros dias deste mês de agosto e vis a estréia diante do Planaltina, prevista para o feriado de Sete de Setembro, em local a ser definido. O estádio JK está em reformas e não tem previsão de quando estará apto a receber jogos. O técnico da equipe é Vilson Moreira, que treinou o time do Brasília na elite candanga deste ano.

Santa Maria
A Sociedade Esportiva Santa Maria é sediada em Santa Maria, há 26 km do centro de Brasília. Fundado no ano 2000, o Santa Maria se profissionalizou no ano de 2002, quando disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Distrito Federal. A Águia tem como títulos a Terceira Divisão Brasiliense de 2007, sendo também vice da Segundona de 2004. Sua primeira partida profissional realizada no dia 1° de setembro de 2002, quando jogou contra o Planaltina e venceu por 2 x 1, no entorno do DF.

Atualmente, o time é coordenado pela FUNFA, a mesma empresa que cuida das categorias de base do Gama. A Águia conta com jogadores jovens que participaram com campeonato de juniores deste ano, mesclando com outros atletas mais experientes. A comissão técnica da equipe é encabeçada por Ricardo Freitas, ex-Ceilandia, Legião e Brasiliense. O time estréia na competição dia 4 de setembro, às 10h, diante do Atlético Bandeirante, no estádio Bezerrão.

Samambaia
O time do Samambaia é considerado o primo pobre do poderoso Brasiliense. Fundado em 1993, o time estreou profissionalmente em 1995. O clube tem no escudo uma samambaia, além de ser um dos times mais pobres do Distrito Federal. O rebaixamento para a Segunda Divisão, em 1996, fez com que a situação, que já era ruim, piorasse com o decorrer dos anos.

Em 2009, a equipe estava ainda na Segundona, mas estranhamente e em cima da hora desistiu do torneio, sendo automaticamente rebaixado à Terceira Divisão de Brasília. Em 2010 também não disputou nenhuma competição, pelo histórico do clube supõe-se que desistiu pela falta de dinheiro e de apoio, assim se licenciando.

A equipe foi à última equipe a se apresentar e ainda não tem um elenco definido. No último dia 24, alguns jogadores e integrantes da comissão técnica se apresentaram no campo auxiliar do estádio Serejão e começaram a preparação para a competição. Para a disputa da segundona deste ano, o time vem com promessa de parceria com um grupo de empresários japoneses.

No entanto, a esperada parceria é um mistério. Os detalhes da negociação ainda não foram divulgados e a maior parte dos jogadores ainda não se apresentaram para os treinamentos. De acordo com informações de bastidores, a maioria dos atletas vem de fora, e outros dez reforços serão do futebol local, porém, os nomes são mantidos em sigilo. O treinador do time é o desconhecido Marcelo Gigoski, que também é empresário de jogadores.

CONFIRA OS CONFRONTOS DA PRIMEIRA RODADA

1ª FASE ( ÚNICA)
HORA
DIA
DATA
LOCAL
JG N
CRUZEIRO
X
SAMAMBAIA
10:00
Sab
03/09
SEREJAO
1
SANTA MARIA
X
BANDEIRANTE
10:00
Dom
04/09
BEZERRAO
2
D. P. BANDEIRANTE
X
LUZIANIA
15:30
Sab
03/09
BEZERRAO
3
LEGIAO F. C.
X
SOBRADINHO
15:30
Dom
04/09
SERRA DO LAGO
4
UNAI/ITAPUA
X
GUARA
15:30
Dom
04/09
URBANO ADJUTO
5
PARANOA
X
PLANALTINA
15:30
Qua
07/09
A DEFINIR
6
BOLAMENSE
X
CAPITAL/CRISTALINA
15:30
Qua
07/09
A DEFINIR
7

Nenhum comentário:

Ouça um pouco do meu trabalhos no rádio candango