Conheça um pouco sobre a profissão radialista
A profissão foi regulamentada no ano de 1978, pela lei 6.615
Para ser considerado radialista é necessário possuir o Registro Profissional, emitido pela DRT.
O que é ser radialista?
Radialista é o profissional que trabalha com meios de comunicação,
principalmente com o rádio, podendo atuar também com televisão. O radialista
assume inúmeras funções dentro do setor, como por exemplo, direção, roteiro,
projetos, criação, e muitos outros, sendo o mais comum a locução. Para isso,
deve ter habilidade de prender a atenção do ouvinte, para escutar um programa
de entretenimento, a narração de um jogo esportivo, a chamada para uma música,
para as notícias do dia ou ainda, informações do trânsito. É preciso lembrar
que o ouvinte não pode ver o radialista em uma transmissão, por isso, ele deve
saber, através de sua voz, passar a seriedade de uma notícia ou emoção sobre
algum fato.
Quais as características necessárias para ser um radialista?
Para ser um bom radialista é muito importante ter uma boa voz, falar bem
e saber se expressar corretamente, de maneira que o ouvinte entenda claramente
a sua mensagem.
Características desejáveis
Boa dicção
Domínio pleno da língua portuguesa falada
Empatia
Boa expressão
Saber trabalhar sobre a pressão
Agilidade
Sensibilidade
Boa voz
Criatividade
Facilidade em lidar com o público
Estar diariamente atualizado
Conhecer as necessidades e desejos do público
Qual a formação necessária para ser um radialista?
Todos os profissionais da área devem ter o registro profissional de
radialistas, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para
desempenharem suas funções. Para os rádio-jornalistas, aqueles que exercem
atividades jornalísticas, de produção e divulgação de notícias, é necessário o
diploma de ensino superior em jornalismo, com duração de 4 anos, ou o Registro
de Jornalista não-diplomado, emitido pela DRT. Para os radialistas de programas
musicais, narração esportiva e outros tipos de entretenimento, é requisitado
apenas o diploma de conclusão do ensino médio (indispensável o Registro
Profissional), mas é sempre importante cursos de especialização, para
aprimorar-se na profissão.
Há ainda uma outra área do radialismo, em que o profissional pode
desempenhar funções técnicas, como a sonoplastia e edição, preparando a matéria
antes de ir para o ar, neste caso o profissional pode ser formado no curso
superior de Rádio e TV, que tem duração de 4 anos.
Principais atividades de um radialista
As atividades exercidas por um radialista envolvem:
Locução de notícias cotidianas e de caráter nacional/internacional;
Narração de partidas esportivas;
Elaboração de pautas de programas, selecionando as melhores notícias do
dia, que serão transmitidas ao ouvinte (no caso dos programas jornalísticos) e
seleção musical no caso de programas de entretenimento
Edição de programas, selecionando o que irá ao ar
Criação de blocos ou programas inteiros para a rádio. Como na elaboração
de uma pauta diária, os radialistas se reúnem para atualizarem sua programação
Realização de reportagens de rua, entrevistando
pessoas com um gravador, sobre determinado assunto.
Áreas de atuação e especialidades
O radialista pode atuar em empresas de rádio e televisão, trabalhando
com produção, edição e locução de programas. Também encontra espaço em empresas
de web-rádio, que transmitem programas radiofônicos por meio da internet.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho vem se ampliando, o radialista, com o
desenvolvimento da internet, pode encontrar mercado de trabalho nas crescentes
empresas de web-rádio, que surgiram há pouco tempo, elas veiculam conteúdo
através dos chamados pod-casts, que são formas de publicação de conteúdo de
áudio, vídeo ou fotos pela internet. Diversas emissoras de rádio já têm
pod-casts de alguns de seus programas em sites de internet, e outras, apenas
apresentam conteúdo on-line, as chamadas web-rádios. Esta é uma opção bastante
atraente para os jovens profissionais que se identificam com a utilização de
internet para manter-se informado e também como forma de lazer.
Ainda há a opção de o profissional encontrar trabalho nas tradicionais emissoras de rádio e televisão, que estão sempre abertas à capacitação de profissionais de qualidade para ampliar seu quadro de funcionários.
Curiosidades
A profissão de radialista só foi regulamentada no ano de 1978, pela lei
6.615 . A partir de então, todos os profissionais da área devem ter o registro
profissional de radialistas, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT)
para desempenharem suas funções.
Apesar de ter sido regulamentada somente há quase 30 anos, a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ocorreu em 1922, no Rio de Janeiro. Foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, daquele ano. O discurso foi feito numa exposição, na Praia Vermelha e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado pela Westinghouse Electric Co.
Como ser um locutor de rádio impressionante
Há muitas informações importantes que você precisa saber se você está
pensando em trabalhar na indústria do rádio como locutor. Encontrar uma
estação para se trabalhar, saber fatos importantes, como o seu público (o
ouvinte), tudo sobre a estação que está trabalhando para (história, a forma
como a estação é dirigida etc) preparação para os seus turnos (saber as músicas
que estão acontecendo para ser jogado, sabendo que os artistas e saber o que
você vai falar sobre). Há muito mais, a saber, sobre anunciar e puxando
uma boa mudança.
Conseguir um emprego
Quando você encontrar uma estação que você gostaria de trabalhar, você
precisa nos enviar o seu CV, carta de candidatura e uma fita mostrando o seu
trabalho no ar, habilidades (peças de personalidade, entrevistas, leitura de
notícias e do tempo etc). Pode ajudar se você tem algum conhecimento na
indústria e tiver tido experiência anterior de trabalho. Se você tem
colocado em CD tudo que você fez e que você acha que pode vender à estação de
rádio / gerente. Se você não tiver, monte um CD de si mesmo usando um
aparelho de som e microfone, gravando a leitura de notícias e previsão do tempo
e outras coisas que são divertidas.
Faça a sua casa
Faça a sua casa
Antes de realmente começar uma mudança no rádio, você precisa saber
sobre a estação. Isto inclui o que a música que eles tocam, seu
público-alvo, a sua programação, a história da estação e sua audiência. Isto
é importante porque você precisa saber que o que você vai falar no ar que vai
interessá-los, por exemplo, se você está pensando em trabalhar para uma estação
que tem um público de idades 30 anos ou mais, você não falaria em gíria moderna
ou falaria sobre o mais recente jogo X-box.
Conhecendo o equipamento
É muito importante que você saiba como usar o equipamento que será
utilizado durante os turnos. Estes incluem o sistema de telefonia, CD /
tape players, programas de edição de áudio, mesa de locutor, e conhecer o
sistema de transmissão da estação usa.
Preparando uma mudança
Preparando uma mudança leva tempo. Aqui estão algumas coisas que você
precisa saber:
Músicas tocadas – Você precisa saber quais músicas vão ser tocadas
durante o seu turno;
Artistas – Encontre informações sobre alguns dos artistas de que você
estará tocando. Prepare notícias do artista, shows, novos álbuns, etc;
Assuntos atuais – É uma coisa boa para falar sobe o que está
acontecendo, incluindo eventos locais e notícias locais, nacionais ou
internacionais.
Entretenimento – Isto pode incluir coisas como este dia na história,
notícias de celebridades (lembrando o seu público), e as coisas que simplesmente
ocorrem na vida do dia a dia que pode se relacionar.
Preparar com antecedência. Você precisa de tempo para praticar o que
você vai dizer antes de ir em frente. Se você não tem tempo para praticar,
isso pode levar a deslizar para cima e cometer erros.
Presença. Praticar antes de ir ao ar pode lhe dar mais confiança e
menos erros. Para melhores resultados, praticar o que você vai dizer a
fundo, em seguida, escrever frases curtas e improvisar em torno deles. Quando
você ler diretamente o que você escreveu que muitas vezes pode soar pouco
natural (como se você estivesse lendo um livro de histórias). Fale como
você faria para alguém que você conhece (sua mãe ou seu melhor amigo).
Conhecimento; Certifique-se sempre que você tem informação suficiente
sobre qualquer coisa que acontece no mundo, e em sua comunidade. Isso é
muito essencial porque um microfone pode drenar todas as suas informações de
backup.
Dicas
Praticar durante cada set canção também é útil para refrescar sua mente
antes de sua próxima.
Se você cometer um erro, não pare para pedir desculpas, nem comentar, só
vai manter. Todos nós cometemos erros quando a primeira partida. Quanto
mais confiante você fica, e quanto mais prática você colocar, você vai se
tornar mais fluente.
Pode levar algum tempo antes de você conseguir um bom emprego
anunciando. Tudo que você pode fazer é absorver e utilizar as críticas
construtivas, e continuar a olhar se você é dedicado a ele.
Muitas vezes em estações menores pedem pessoal para anúncios de voz para
eles. Esta é uma grande oportunidade de ser notado.
Sente-se em anunciadores e assistir aos outros para ver como eles
respondem no ar a cada situação, quando as coisas dão certo e quando as coisas
dão errado.
Aviso
Se você não tem muito tempo para preparar as informações para mudanças,
às vezes isso pode levar a ficarem alguns fatos e informações erradas.
Esteja preparado para a rejeição. Esta não é uma carreira fácil de
entrar. Se você começar o seu primeiro emprego, pode ser algum tempo antes
que você comece uma mudança real.
Se você ainda não teve qualquer ou muita experiência, pode ser um pouco
mais difícil para você começar um trabalho de anunciar, a menos que tenha uma
voz bem natural e uma boa sensação para o rádio. Radio requer muitas
habilidades.
Você precisa ser “sharp” e raciocínio rápido com lotes do conhecimento
natural.
Prevenir-se de sempre falando sobre o Trânsito, o tempo, o fim de semana
e os feriados.
Você precisa criar a energia certa para o tipo certo de música, e o time
direito de programa;
Aprenda a usar sua voz
Use sua voz para “JEL” com a melodia da canção, ou música.
Nunca perca sua personalidade, ou tornar-se ofendido.
Aprender a entender que você só fala com uma pessoa, e não uma multidão.
VOCÊ QUER SER UM LOCUTOR?
Indubitavelmente, este é o primeiro quesito para seguir a profissão de
Locutor: Querer.
Além da vontade, é claro, existem outros fatores importantes.
O que é ser um Locutor?
Além da vontade, é claro, existem outros fatores importantes.
O que é ser um Locutor?
É emprestar a voz a um produto ou idéia. É falar pelos outros.
Quando o cliente contrata uma voz, ele espera dela um determinado resultado. E cabe ao locutor promover esse resultado, de acordo com o que o seu cliente deseja. Esse cliente pode ser, inclusive, o proprietário de uma emissora de Rádio.
Quando o cliente contrata uma voz, ele espera dela um determinado resultado. E cabe ao locutor promover esse resultado, de acordo com o que o seu cliente deseja. Esse cliente pode ser, inclusive, o proprietário de uma emissora de Rádio.
Muitos locutores e, principalmente, aspirantes a locutor, se esquecem desse detalhe: fazer o que o cliente quer e não o que o locutor deseja. Obviamente, o locutor tem que se preservar quanto a posturas que possam comprometer o seu desempenho e/ou sua carreira, como por exemplo, erros de português no texto, ideologias sócio-políticas radicais etc. Mas, no restante, é o cliente quem manda.
Alguns colegas confundem esses aspectos, e acabam perdendo seu cliente por falta de flexibilidade. E de profissionalismo.
Locutor ou Comunicador?
Essa é a diferença. O locutor, normalmente, não tem autonomia em sua
fala; ele é escolhido pela sua voz e pela sua interpretação. Já o Comunicador,
este sim, é escolhido pela sua postura; pela sua comunicabilidade. Mas, locutor
ou comunicador , o importante e fundamental é que saiba fazer bem o seu
trabalho. E ter em mente que a postura ética e profissional é um fator
relevante em sua carreira.
Ética
É muito comum encontrarmos locutores que reclamam do estilo imposto
pelos seus patrões. Ora, mas vamos analisar juntos essa questão. Quem é o
proprietário do produto ou do veículo? Quem é que arca com as despesas e com
todas as conseqüências? Não é o patrão/cliente? Portanto, mais do que justo ele
determinar como quer o resultado. Cabe ao locutor, já que aceitou o trabalho,
obedecer. Isso se chama profissionalismo.
Formação Profissional
Um aspecto muito importante para o Locutor e para o Comunicador é a
formação profissional. A grande maioria dos colegas não atenta para isso;
acredita que, só por gostar de Rádio e ter uma bonita voz, já está pronto.
Engano grave; principalmente para a sobrevivência da profissão. A nossa classe
perdeu prestígio e credibilidade justamente pelo fato do Locutor não procurar
se aprimorar, tanto em termos de emissão da voz, quanto do uso da Língua
Portuguesa e cultura geral. Formação é o que diferencia o profissional do
amador. Diferencia em termos de valorização.
O Locutor e o Microfone
Alguns anos atrás os microfones não possuíam a tecnologia de
hoje. Com o desenvolvimento dos atuais, temos condições de ampliar a voz humana
a extraordinários limites. A voz passou a ser mais bem detectada, ganhando um
colorido todo especial. Da mesma forma que a voz passou a ser amplificada, com
a nova tecnologia, surgiram também alguns
requisitos básicos a serem observador pelos locutores quanto à sua utilização:
ANTES DE USAR UM MICROFONE, DEVE-SE TESTÁ-LO JUNTO AO EQUIPAMENTO.
Atitude: Coloque a chave do microfone ou o canal em que ele está acoplado à mesa em áudio, e teste-o de forma a saber se está como o funcionamento normal. Via de regra sempre fazemos o teste antes de entrarmos no ar.
Atitude: Coloque a chave do microfone ou o canal em que ele está acoplado à mesa em áudio, e teste-o de forma a saber se está como o funcionamento normal. Via de regra sempre fazemos o teste antes de entrarmos no ar.
POSICIONE O MICROFONE DE FORMA CORRETA JUNTO A VOCÊ.
Atitude: Os microfones são acoplados às “girafas”, ou seja, a pedestais metálicos, reguláveis na altura e na distância. Certifique-se de que o microfone esteja desligado e regule-o de forma a ficar em distância e altura compatíveis ao seu trabalho.
Atitude: Os microfones são acoplados às “girafas”, ou seja, a pedestais metálicos, reguláveis na altura e na distância. Certifique-se de que o microfone esteja desligado e regule-o de forma a ficar em distância e altura compatíveis ao seu trabalho.
DISTÂNCIA CORRETA.
Atitude: Conforme o microfone variam-se as distâncias. Existem microfones mais sensíveis, que devem ficar a pelo menos 1 metro de distância do locutor, devido sua multidireção de captação sonora. É o chamado microfone multidirecional.
O Shure, Leson e outros de semelhantes características são chamados de unidirecionais, por captarem os sons da voz com qualidade, somente na posição frontal e, neste caso, devem ficar a uma distância de 10 a 20 cm do locutor. Pois do contrário, em distância provocaríamos os famosos “pufs” no ar, que nada mais são do que a saturação na capacidade de captação do mesmo.
Atitude: Conforme o microfone variam-se as distâncias. Existem microfones mais sensíveis, que devem ficar a pelo menos 1 metro de distância do locutor, devido sua multidireção de captação sonora. É o chamado microfone multidirecional.
O Shure, Leson e outros de semelhantes características são chamados de unidirecionais, por captarem os sons da voz com qualidade, somente na posição frontal e, neste caso, devem ficar a uma distância de 10 a 20 cm do locutor. Pois do contrário, em distância provocaríamos os famosos “pufs” no ar, que nada mais são do que a saturação na capacidade de captação do mesmo.
CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO, POIS O MICROFONE VAI CAPTÁ-LA E AMPLIFICÁ-LA.
Atitude: Uma das coisas que mais demonstram que um locutor é iniciante é a forma pela qual são feitas as tomadas de ar antes de se falar. O microfone amplifica os sibilados da voz e os ruídos provocados pela boca. É extremamente desagradável ouvirmos alguns tipos de ruídos provocados pela língua, dentro da boca, durante a locução. Cuide para isto não acontecer.
Atitude: Uma das coisas que mais demonstram que um locutor é iniciante é a forma pela qual são feitas as tomadas de ar antes de se falar. O microfone amplifica os sibilados da voz e os ruídos provocados pela boca. É extremamente desagradável ouvirmos alguns tipos de ruídos provocados pela língua, dentro da boca, durante a locução. Cuide para isto não acontecer.
NÃO DÊ APARTES PRÓXIMO AO MICROFONE, A SUA FALA SERÁ CAPTADA E
AMPLIFICADA.
Atitude: Muitas vezes o microfone é deixado aberto no ar, por esquecimento ou propositadamente, quando na passagem rápida de um segmento a outro do programa. Neste momento devemos cuidar para que não provoquemos sons detectáveis junto a ele, tais como: Úfa, Que calor, Vá mais pra lá, etc.
Atitude: Muitas vezes o microfone é deixado aberto no ar, por esquecimento ou propositadamente, quando na passagem rápida de um segmento a outro do programa. Neste momento devemos cuidar para que não provoquemos sons detectáveis junto a ele, tais como: Úfa, Que calor, Vá mais pra lá, etc.
SE ESTIVER LENDO NÃO VIRE AS FOLHAS DIANTE DO MICROFONE, VIRE-AS FORA DE
SEU ÂMBITO DE ALCANCE.
Atitude: Procure dispor de forma ordenada as folhas dos noticiários ou da programação. Desta forma, quando você entrar no ar, não correrá o risco de perder-se diante delas.
Atitude: Procure dispor de forma ordenada as folhas dos noticiários ou da programação. Desta forma, quando você entrar no ar, não correrá o risco de perder-se diante delas.
O Locutor e o Ouvinte
Você deve se identificar com o ouvinte e não o ouvinte se identificar
com você. Diante desta colocação. Talvez um pouco contraditória à primeira
vista, existe a necessidade de você ser intensamente agradável no ar. Pois, são
milhares de ouvintes a presenciarem a sua forma de se comunicar. O ser humano,
pela sua própria necessidade de se agrupar, procura se identificar com todas as
coisas que o rodeiam e ao mesmo tempo se sentir identificados por elas.
Saiba como cativar os seus ouvintes
Tome conhecimento de tudo o que estiver acontecendo na emissora, quanto
a promoções a serem realizadas no ar, bem como toda e qualquer alteração dentro
da programação.
Certifique-se de que todo equipamento esteja funcionando normalmente.
Confira a programação musical, o roteiro comercial.
Ao ler observe os seguintes detalhes:
Fique atento aos sinais do operador, quando houver, é dele que sai o
comando técnico
Interpretar corretamente o texto, para não correr o risco de ser alegre
em notícias tristes, ou vice-versa.
O tom precisa ser convincente, de quem acredita no que está falando.
Pronuncie bem as palavras, não esquecendo os finais com “S” ou com “R”.
Articule bem o final das frases e realce as frases finais do texto.
Não deixe qualquer ruído atrapalhar a audição do ouvinte. Evite tossir,
pigarrear, espirrar ou bater com o lápis ou caneta na mesa. Se acaso acontecer,
aja com naturalidade.
O Locutor durante a locução
Quando estiver comandando a programação no ar, não se esqueça das regras
fundamentais de sincronia e criatividade. O jogo bem elaborado, entre as vinhetas e
viradas de uma música para outra, traz à sua locução um colorido especial.
Procure evitar a falta de concentração no seu trabalho fazendo outras coisas ao
mesmo tempo, isto provoca erros.
A concentração é fundamental para a execução perfeita da operação de mesa, quando se trata de um locutor-operador (FM) e ainda é indispensável à sincronia entre o locutor e o operador de áudio (AM). A postura é muito importante, ela revela respeito à programação e ao ouvinte.
O Locutor e a Voz
A voz é o instrumento de trabalho do locutor e através dela muitos
conseguem criar uma magia em volta de si. Uma bela voz não é aquela,
tão-somente, grave e aveludada; precisamos ainda de uma boa dicção, articulação
e interpretação a tudo que falarmos ao microfone.
Existem alguns cuidados para se manter um bom padrão vocal:
Evite tomar líquidos gelados.
Gargarejos com água morna, acompanhados de meio copo de suco de limão
pela manhã. Agem como preventivos das infecções da garganta, prejudiciais ao
locutor.
FONTES
livro – Como Falar no Rádio – Editora
Ibrasa
FONTE: RADIALISTA
MONICA SAMPAIO Blog
MONICA SAMPAIO Blog
Tarryn Wallace
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