segunda-feira, 16 de maio de 2011

"O custo de uma queda"


O futebol candango está em "férias nacionais". A partir do último sábado, serão 65 dias sem jogos oficiais na capital federal, envolvendo Gama e Brasiliense, os dois principais clubes candangos e que atualmente representam a cidade nas competições pelo Brasil, organizadas pela CBF. O Alviverde foi rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro e ainda não conhece seus adversários na primeira fase da competição. O Jacaré, por sua vez, ainda comemora o título candango, mas terá uma dura batalha pela frente, a partir do dia 16 de julho, quando estréia na terceira divisão do torneio nacional.

Enquanto os clubes da primeira e segunda divisões se preparam para estrear em suas respectivas competições, Gama e Brasiliense, ambos sem atividade, dão descanso aos seus jogador. Serão mais de dois meses até o time de Taguatinga retornar aos gramados para dar início a luta para retornar a segundona nacional. A diretoria já liberou seus jogadores até o próximo dia 30 de maio, quando se reapresentarão para os treinamentos.

O Gama ainda não divulgou sua programação, após ficar com o vice-campeonato local, mas terá um tempo anda maior sem calendário, uma vez que a quarta divisão do brasileirão só deverá iniciar a partir de agosto.

O preço de um rebaixamento é alto para essas equipes que não conseguem fazer um bom planejamento e acabam seguindo o caminho rumo às divisões inferiores do futebol brasileiro. E não são apenas os clubes que perdem. O torcedor fica obrigado a acompanhar times de fora e a imprensa também sofre prejuízos, sobretudo as emissoras de rádio que fazem a cobertura dos times candangos, ficarão sem boas opções durante este período.

Ainda aguardado a CBF divulgar a tabela da Série D, o Gama deverá passar por uma reformulação em seu elenco e comissão técnica. Alguns jogadores e o técnico Heriberto da Cunha devem deixar o clube. Licenciado do cargo, o presidente Paulo Goyaz revelou que pretende reassumir o cargo, notícia que não parece ter agradado à grande maioria dos atletas e torcedores. Os prováveis adversários do Gama na primeira fase deverão ser Formosa-GO, Anapolina-GO, e Crac-GO.

O Brasiliense está no grupo C da terceirona, ao lado de Ipatinga-MG, Macaé-RJ, Madureira-RJ e Marília-SP. O time de Taguatinga estréia no dia 16 de julho, diante do Madureira, no estádio Serejão.

Este Blog continuará a apoiar, incansavelmente, todas as equipes, todas as modalidades e todos os esportes da capital federal e lembra que durante este período sem Gama e Brasiliense em atividade, os brasilienses poderão acompanhar o Campeonato Candango de Futebol Feminino, que está em andamento, e o Campeonato de Juniores, que terá seu início no próximo dia 21 de maio.

Além de outras competições como NBB, o Brasília está na final contra o Franca-SP. O primeiro jogo entre as duas equipes está marcado para a próxima quinta-feira (19), às 21h, no Ginásio Nilson Nelson. E o Futsal, onde o Peixa/Mazza segue com sua campanha pela liga nacional.

Um comentário:

Anna Paula disse...

ENAQUANTO OS NOSSOS DIRIGENTES NÃO TOMAREM VERGONHA NA CARA,ISSO NÃO VAI MUDAR!

Ouça um pouco do meu trabalhos no rádio candango