quinta-feira, 12 de maio de 2011

Brasiliense x Gama: "Capítulo final"

O Candangão 2011 começou em 15 de janeiro, com oito clubes participantes (Atlético Ceilandense, Botafogo, Brasília, Brasiliense, Ceilândia, CFZ, Formosa-GO e Gama). De lá para cá foram 69 jogos disputados e 189 gols marcados. Sobraram apenas o Brasiliense e o Gama que decidirão o título no capítulo final do estadual, que será disputado a partir das 18h30 deste sábado (14), no estádio Serejão, em Taguatinga.

As duas equipes viveram momentos distintos ao longo da competição. O Brasiliense iniciou o campeonato sendo apontado pela grande maioria dos amantes do futebol local como um dos favoritos, pelo fato de contar com um elenco teoricamente superior, uma melhor estrutura financeira e jogadores renomados. Mas nem tudo foi alegria na equipe do Jacaré. O time foi absolutamente superior na primeira fase, mas só consegui se classificar no quadrangular semifinal na última rodada e no saldo de gols, sendo derrotado em casa pelo próprio Gama. A queda de rendimento resultou na demissão do técnico Reinaldo Gueldini, que cedeu lugar ao interino Marcos Soares.

O Gama, por sua vez, não teve um inicio animador. Visto pelos torcedores com certa desconfiança, devido ao rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro e a péssima campanha no estadual do ano passado, o Periquito sofreu com muitos problemas extracampo e conseguiu a classificação para a final de forma heroica. Apensar dos atrasos salariais, greves de jogadores e, ainda, a lamentável postura do presidente Paulo Goyaz, que abandonou o clube sem maiores explicações, o time desafiou a matemática que praticamente o deixava sem possibilidades de classificação, desbancou o Brasiliense em pleno Serejão, e ficou com uma das vagas para a disputa do título.

A última conquista do Brasiliense foi em 2009. No ano passado, o Jacaré chegou à final, mas acabou sendo superado pelo Ceilândia. O time contabiliza seis conquistas na competição local. Por outro lado, a torcida gamense sente saudades de soltar o grito de “é campeão”. Foi em2003, a última vez que o Verdão foi campeão local. Desde então, o Periquito chegou à decisão em 2004 e 2006, mas acabou sendo derrotado pelo arquirrival. Com dez títulos, o Gama é o maior vencedor do Candangão.

Na primeira partida da decisão deste ano, o resultado foi um empate por 1x1, no Bezerrão. Desta forma, o time de Taguatinga tem a vantagem de atuar por outra igualdade no confronto de volta para sagrar-se campeão, como previsto no regulamento, uma vez que obteve melhor desempenho na primeira fase do campeonato.

Quando se trata de Gama e Brasiliense, a principal palavra que define o encontro é equilíbrio. Até aqui são 44 jogos, com 16 vitórias do Jacaré, 14 do Periquito e ainda aconteceram 14 empates. São 56 gols para o time amarelo e 46 para a equipe verde.

O jogo deste sábado terá sabor especial para dois jogadores do Brasiliense. O primeiro é o volante Deda, que disputou o principal clássico da capital federal 27 vezes, vestindo a camisa das duas equipes finalistas. O jogador também é o atleta com mais títulos candangos, um total de 10 conquistas no currículo, sendo oito pelo Gama e três pelo Brasiliense.

O outro atleta é Iranildo, que teve seu contrato prorrogado até o dia 15/05. Com poucas possibilidades de renovação, este poderá ser o jogo de despedida do maior ídolo da história do clube. O meio-campista, aliás, é o artilheiro do clássico, com dez gols marcados.

A decisão ainda terá mais um duelo à parte dentro das quatro linhas. Os atacantes Rômulo (Brasiliense) e Fábio Silva (Gama) estão com oito gols cada e disputam de forma acirrada a artilharia do torneio. Entretanto, a participação do atleta gamense, que se recupera de contusão, ainda não está confirmada.

Brasiliense
“Ninguém” vai ver os dois últimos treinos comandados pelo técnico Marcos Soares (quinta e sexta). O comandante adotou a tática do esconde-esconde para confundir o rival.  O que não dá para esconder é o desfalque do zagueiro Moacri, suspenso por ter sido expulso no duelo de ida. A vaga será ocupada por Raphael.

No jogo disputado no Bezerrão, Soares escalou a equipe com apenas o atacante Rômulo na frente, tendo Iranildo atuando como um meia mais adiantado. Resta saber se o treinador vai mudar a formação ou se vai manter o esquema anterior. Certamente, a dúvida será eliminada somente momentos antes na partida.

Para conquistar o sétimo campeonato estadual, basta ao Brasiliense não perder o jogo. O treinador Marcos Soares convoca a torcida para apoiar o time amarelo. “Sem dúvida essa é a hora do nosso torcedor dar as caras, então faço um convite para que a torcida venha apoiar o Jacaré em busca de mais um título”.

Gama
O goleiro Fernando Vizotto retorna de suspensão e assume a camisa 1 do time alviverde. Já o lateral direito Allan é o desfalque por ter recebido o terceiro cartão amarelo na primeira partida da decisão. Os atacantes Bachin e Fábio Silva treinaram durante a semana, mas ainda não têm participação confirmada para o clássico.

Com a possibilidade de Fábio Silva e Bachin atuarem, Hugo deverá ser deslocado do ataque para a lateral direita. Já Elivelto sai do meio para o lado esquerdo, deixando Dudu como opção no banco de reservas.

O técnico Heriberto da Cunha demonstra confiança e destaca que é preciso ter inteligência para jogar uma partida como esta. “É um jogo que abala muito o psicológico. Temos que vencer e sabemos que eles (Brasiliense) não vão ficar pensando em apenas segurar o empate. Nós temos que ter inteligência, saber que é o segundo tempo da decisão e que temos 90 minutos para decidir”.

COBERTURA
Esporte Candango
Rádio Brasília 1.210 AM e 88.9 FM
Rádio Bandeirantes 1.410 AM
Rádio Redentor 1.110 AM
Rádio Transamérica 1001 FM
Rádio Comunidade 98.1 FM
Rádio Web Fibra
Rádio e TV Brasiliense
Rádio Web Esportes Brasília

Nenhum comentário:

Ouça um pouco do meu trabalhos no rádio candango