quinta-feira, 5 de maio de 2011

Brasiliense é derrotado no STJD


A esperança do Brasiliense em permanecer na Série B do Brasileiro para a temporada de 2011 aumentou após o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva ter acatado e agendado o julgamento do recurso do Brasiliense para essa quinta-feira, a respeito do caso Duque de Caxias-RJ, que teria escalado o jogador Leandro Chaves de forma irregular em duas oportunidades na disputa da segundona nacional de 2010.

Após ser derrotado em todas as instâncias, o time de Taguatinga sentiu-se prejudicado e entrou com um recurso (Embargo de Declaratório), que foi aceito e julgado de forma definitiva. Mas para tristeza da diretoria e da torcida, o time sofreu uma nova derrota e por 5 votos a 1, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva negou provimento aos recurso da Procuradoria e do Brasiliense, mantendo o Duque de Caxias na Série B e rebaixando o time candango oficialmente para Série C.

O primeiro a votar foi o relator Francisco Mussninch, depois, foi acompanhado dos auditores Virgílio Val, Alberto Puga, Flávio Sveiter e Alexandre Quatros, todos sendo contrários ao recurso do Jacaré. Por fim, o presidente Rubens Aprobato votou favorável ao Brasiliense, porém, o resultado já estava sacramentado, em 5x1 pela absolvição da equipe Carioca.

Mesmo que a diretoria do clube candango tenha afirmado diversas vezes que iria até a FIFA em busca de seus direitos neste caso, faltando apenas 16 dias para o início da Série B, esta possibilidade ficaria praticamente inviável, já que a entidade poderia não ter tempo hábil para julgar o caso.

Agora, oficialmente, na Série C, o Brasiliense estréia na competição no dia 16 de julho, diante do Madureira-RJ, no estádio Serejão. O Jacaré está no grupo C, que ainda conta com Macaé-RJ, Marília-SP e Ipatinga-MG.

Entenda o caso
O Duque de Caxias foi denunciado por escalar o jogador Leandro Chaves para o confronto diante do ASA/AL, em novembro de 2010. O atleta em questão havia recebido três cartões amarelos e não poderia estar relacionado para a partida por ter que cumprir suspensão automática.

Por conta disso, o clube respondia por infração ao artigo 214 (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida) do CBJD, que prevê como pena a perda do ponto conquistado no jogo, além da perda de três pontos e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Na Série C de 2011, o representante candango está no grupo C, juntamente com Ipatinga-MG, Marília-SP, Macaé-RJ e Madureira-RJ. De acordo com a tabela divulgada pela CBF, o Jacaré irá estrear na competição no dia 16 julho, diante do Madureira, no estádio Serejão.

Nenhum comentário:

Ouça um pouco do meu trabalhos no rádio candango