quinta-feira, 30 de junho de 2011

Iranildo afirma que foi procurado pelo Gama


O último 15 de maio de 2011 foi o dia em que Iranildo encerrou sua passagem pelo Brasiliense, onde se tornou o maior ídolo da história da equipe de Taguatinga. Após o fim do vínculo entre o jogador e o clube, as duas partes chegaram a comentar a possibilidade de uma renovação de contrato, mas o assunto não progrediu.

Desde então, Iranildo tem se dedicado a família e, enquanto isso, analisa novas possibilidade para o futuro, de preferência que seja o mais breve possível. E um dos destinos prováveis do Chuchu é o Gama, que se prepara para disputar a Série D do campeonato Brasileiro. O atleta confessou em entrevista ao Globo Esporte, desta quinta-feira (30), que recebeu um convite para vestir à camisa alviverde. “Fui procurado pela diretoria do Gama e fiz minha proposta. Eles ficaram de avaliar e dar uma resposta”, confessou.

O jogador, de 34 anos, demonstra ansiedade para retornar aos gramados. “Quero voltar a trabalhar. Não sei se vai ser aqui, no Rio de Janeiro ou na Arábia Saudita”. Isso porque o Al Hazm, clube pelo qual Iranildo jogou em 2006, fez uma proposta vantajosa manifestando interesse em contar com o retorno do craque. “Minha preferência é continuar no Brasil, por causa da minha família que está estruturada aqui, mas eu preciso voltar a trabalhar”, disse.

Com a camisa do Brasiliense, Iranildo disputou 291 jogos e marcou 71 gols. Conquistou seis títulos. Em 2004, foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, além de cinco campeonatos estaduais. O jogador também é o maior artilheiro do clássico entre as duas principais equipes atualmente em Brasília, tendo marcado 10 gols.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jacaré de olho no Dragão

Na tarde desta quinta-feira, o técnico Marcos Soares comanda o coletivo que definirá a equipe titular do Brasiliense para o amistoso de sábado, às 16h, contra o Atlético Goianiense. Nesta quarta, o time treinou no campo auxiliar do Serejão e o treinador fez algumas observações na equipe, mas deverá manter o mesmo time que venceu o Formosa no sábado passado, por 2x0.

Os desfalques do treino desta quarta foram o volante Valdo, com dores nas costas, e o também volante Ederson, com desconforto muscular. Os dois foram vetados da atividade pelo departamento médico e serão reavaliados. Além dos dois, o meia Adrianinho e o atacante Bachin também segue em tratamento de lesões.

Depois da chegada do quarteto formado por Alan, Ederson, Elivelto e Bachin, de acordo com informações do jornalista Fellip Del Bosco, agora é a vez do atacante Hugo, 19 anos, trocar o verde pelo amarelo. O jogador, formado nas categorias de base gamense, foi um dos destaques do time alviverde na campanha do vice-campeonato local deste ano, se apresenta nesta sexta-feira na Boca do Jacaré.

O que ventila nos corredores da imprensa candanga é que Hugo estaria trilhando o mesmo caminho dos ex-companheiros. Alegando falta de pagamento de salários, o atleta teria assinado uma procuração para um dos advogados do Brasiliense tratar da transferência. Comenta-se, ainda, que o clube de Taguatinga estaria de olho em outros quatro jogadores da base gamense, para disputar a segunda divisão local pelo Samambaia, que é uma espécie de filial do Jacaré do Papo Amarelo.

Enquanto a situação continua agitada nos bastidores, o time do Brasiliense segue trabalhando em ritmo acelerado para chegar bem na Série C do Campeonato Brasileiro. O time que deverá começar o amistoso contra o Dragão goiano deverá formar com André Luiz, Alan, Raphael, Teco e Edinho; Deda, Ferrugem, Ruy Cabeção e Fabiano Gadelha, Djavan e Diego Lira.

Gama também treina e espera por reforços
O técnico Adelson de Almeida segue de olho na equipe do Gama, que segue trabalhando em dois períodos. Os jogadores estão se dedicando a preparação física, sob comando do preparador-físico Alexandre Coutinho.

As atividades estão acontecendo em dois períodos. No sábado, Adelson de Almeida deverá comandar o primeiro trabalho com bola a frente da equipe alviverde. A expectativa que o Gama realize pelo menos dois jogos-amistosos antes da estréia diante da Anapolina, dia 24 de julho, pela quarta divisão nacional.

Grande parte dos jogadores ainda é aguardada no Ninho do Periquito, entre eles o atacante Dimba, considerado a principal contratação para disputar o campeonato Brasileiro. Ainda nesta semana deverão se apresentar ao clube o zagueiro Caio e o meia Juninho, ambos vindos do Águia de Marabá-PA.


Colaborou: Fellip Del Bosco

terça-feira, 28 de junho de 2011

Continua o vai e vem entre Gama e Brasiliense


O Brasiliense trabalhou em dois períodos nesta terça-feira. Como já é de costume, pela manhã, os jogadores participaram de atividades físicas, sob o comando do preparador-físico Alexandre Sanz. Na parte da tarde, o treinador Marcos Soares comandou um treinamento técnico em campo reduzido. A principal novidade foi à presença do veterano atacante Tuta, 37 anos, que participou do trabalho com bola e pode ficar a disposição para o amistoso de sábado, diante do Atlético Goianiense.

Enquanto Tuta foi à novidade, o meia Felipe foi a ausência. O jogador vindo do Botafogo-DF faltou ao treinamento e negocia a rescisão contratual. Fontes indicam que Felipe estaria praticamente certo para compor o elenco do Gama, na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.  Em contrapartida, o atacante Hugo, revelado nas categorias de base do Gama, está negociando com o Brasiliense.

Outro jogador que começa a trabalhar é o atacante Bachin, ex-Gama. O jogador está concluindo o tratando de uma lesão muscular na coxa e já começa a ganhar condições de estar treinando juntamente com os demais companheiros. O meia Adrianinho, por sua vez, será reavaliado no fim desta semana para saber quando poderá reintegrar ao grupo.

Depois de vencer a seleção da PMDF e o Formosa-GO nos dois amistosos realizados como parte da preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro, o Jacaré se prepara para enfrentar o Atlético Goianiense no próximo sábado (2), às 16h, no estádio Serejão, em Taguatinga. Nesta partida, o técnico Marcos Soares deverá repetir o mesmo procedimento dos jogos anteriores e promover várias alterações para tentar formar o time ideal que vai enfrentar o Madureira na estréia da competição nacional.

Está confirmado para o próximo dia 6, o julgamento de conciliação dos jogadores Allan, Éderson. Elivelto e Bachin, que têm contrato com o Gama. De acordo com o diretor de futebol gamense, Vilson de Sá, dos quatro atletas que migraram para a Boca do Jacaré apenas o meia Elivelto está com sua situação totalmente regular. “Esperamos que o Elivelto retorne, pois não tem nada irregular com ele”, disse o dirigente.

Antes da estréia o Brasiliense terá mais um jogo-amistoso. Depois do confronto com o Atlético-GO, o time de Taguatinga ainda vai receber a Anapolina-Go, dia 9, no Serejão. O pontapé inicial pela Série C será dia 16, às 16h, diante do Madureira-RJ, também no Serejão.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Gama se apresenta sem grandes novidades

Torcedores acompanham a apresentação do Gama
No plantel apresentado, a maioria dos jogadores é da base. De acordo com a diretoria, alguns jogadores estão apenas apalavrados. O principal reforço do time até o momento é o atacante Dimba, mas o jogador tinha compromissos pessoais e não compareceu. Outros atletas como o zagueiro Badhuga, os volantes Tompson e Didão, além do meia Neilson, estão jogando em outras equipes, mas são nomes certos para reforçar a equipe alviverde.

A respeito dos jogadores que participaram da campanha do vice-campeonato local deste ano, alguns ainda não estão totalmente confirmados, como é o caso do goleiro Fernando Vizzotto. “Não posso ser egoísta e ver apenas o meu lado. Sei das dificuldades que a instituição está passando, mas tenho certeza que tudo será resolvido da melhor forma possível”, disse o arqueiro que ainda afirmou que está com três meses de salários atrasados. “Não foi definido nada sobre salário. Primeiro estamos tentando acertar a permanência. Mas a questão financeira também precisa ser resolvida com urgência, porque não é fácil ficar três meses sem receber”.

O diretor de futebol, Vilson de Sá, falou sobre a dificuldade financeira do clube. “O pedido é quase de socorro. Espero que eles (jogadores) entendam a situação, pois estamos numa transformação e tudo será resolvido. Eu acredito na minha credibilidade e quem me conhece sabe da minha índole. Peço que tenham paciência porque vamos tentar honrar com tudo que for colocado daqui para frente”, disse.

Adelson de Almeida atende da imprensa
O treinador Adelson de Almeida demonstrou confiança na chegada e espera surpreender na competição. “Estamos a 28 dias da estréia e vamos ter que queimar etapas porque não temos tempo para uma intertemporada. Estamos contando com a chegada de mais jogadores e eu acredito que até sexta-feira vamos estar com 90% do plantel pronto para começarmos um trabalho forte visando à estréia”, disse o comandante alviverde.

Um fato chamou bastante à atenção dos jogadores e da imprensa no início da apresentação. Dezenas de torcedores gamenses compareceram ao Centro de Treinamentos para cobrar empenho dos atletas e da nova comissão técnica.

Enquanto a situação da diretoria não é definida, a tendência é que o time seja formado por estes jogadores que já estão acertados. A novela envolvendo a possível vinda do empresário Froylan Pinto para assumir a direção do clube segue indefinida. As negociações seguem em andamento e pode ter um ponto final ainda nesta semana. Na próxima sexta-feira, Froylan deverá ter uma reunião com o Homem-forte Wagner Marques e a expectativa é que o assunto seja encerrado.

O Gama está no grupo A5 da Série D do Campeonato Brasileiro, juntamente com Gurupi-TO, Tupi-MG, Anapolina-GO e Itumbiara-G). O time candango estréia somente na segunda rodada, dia 24 de julho, diante da Anapolina, em Anápolis-GO. As cinco equipes se enfrentam em duelos de ida e volta dentro da chave. Os dois melhores colocados se classificam à próxima fase.

CONHEÇA O ATUAL ELENCO DO GAMA

Goleiros
Vizzotto (Gama)
Arthur (ex-Brasiliense)
Pereira (Gama)

Laterais
Adriano (Botafogo-DF)
Dudu (Gama)

Zagueiros
Índio (Botafogo-DF)
André Nunes (Gama)
Edimar (Ceilândia)
Badhuga (Ceilândia)
Rafael Pedro (Gama)

Volantes
Augusto (Ceilândia)
Didão (ex-Brasiliense)
Yago (Botafogo)
Tompson (Botafogo)

Meias
Kabrine (Gama)
Juninho (Gama)
Felipe (Gama)
Alcione (Ceilândia)
Neilson
Tallys (Gama)

Atacantes
Formiga (Gama)
Kelvin (Gama)
Tiuí (Gama)
Thiago Félix (Ceilândia)
Dimba (Ceilândia)

Comissão técnica
Treinador: Adelson de Almeida
Auxiliar técnico: Jhon Kleber
Preparador Físico: Alexandre Coutinho
Treinador de Goleiros: Juninho
Roupeiro: Chicão

Froylan Pinto: “Só depende do Wagner Marques”

Em entrevista à Rádio Brasília, nesta segunda-feira (27), o empresário Froylan Pinto esclareceu diversos pontos que estão impedindo que ele assuma a direção da Sociedade Esportiva do Gama. A negociação se arrasta há mais de dois meses e durante este período muitas perguntas ficaram sem resposta.

Questionado sobre os motivos que o impedem de assumir a direção executiva do clube, Froylan disparou. “Tudo depende do Wagner Marques. A verdade é que o Gama não tem um presidente e sim um dono. Ele não está acessível a entregar o clube e é isso que está dificultando”. Froylan ainda continuou. “Ele quer entregar o Gama, desde que haja uma compensação financeira que gira em torno de R$ 4 milhões e que eu não concordo”, disse.

O empresário ainda esclareceu que o Estatuto do Gama favorece a Wagner Marques e por isso ele tem tanto poder. “Quando eu olhei o Estatuto do Gama pude perceber que ele (Wagner Marques) tem poder para fazer o que quiser, e ainda tirar e colocar quem ele quiser”.

Froylan também explicou como será o investimento, caso ele assuma o Periquito. “Estou com toda estrutura pronta, juntamente com grandes empresários de Brasília para colocar o Gama onde ele merece. Mas para isso acontecer só depende do Wagner Marques. Precisamos que aconteça uma nova eleição para assumirmos a direção”. O empresário ainda prometeu que se ele assumir o clube aplicará cerca de R$ 700 mil mensais.

Perguntado se pretende fazer o mesmo investimento em outra equipe de Brasília, caso não acerte com o Gama, Froylan respondeu. “Eu tenho interesse em fazer esse investimento em um clube que dê retorno e a meu ver o único clube daqui que pode me proporcionar isso é o Gama. É um time que tem uma torcida imensa e é querido por todos”.

O cartola encerrou a entrevista reafirmando que está pronto para assumir a diretoria executiva do Gama e que tudo está nas mãos de Wagner Marques. Quanto ao valor que Wagner Marques estaria cobrando para “entregar” o Gama, Froylan não disse se pretende pagar, apenas afirmou que não concordar.

Apesar das negociações já se arrastarem há mais de dois meses, ainda não houve nenhum encontro entre Froylan e Marques. Tudo vem sendo articulado pelos conselheiros Antônio Alves do Nascimento e Miguel Peres. O primeiro encontro ente os dois está previsto para acontecer na próxima sexta-feira.

Ouça o áudio da entrevista na íntegra


Reapresentação
O Gama se reapresenta na tarde desta segunda-feira, no CT Ninho do Periquito, para dar início à preparação para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O time estréia na competição nacional dia 24 de julho, diante da Anapolina, em Anápolis-GO. Adelson de Almeida é o treinador contratado para comandar a equipe candanga.

domingo, 26 de junho de 2011

De virada, Católica vence Cresspom e fica perto do título

Foto: Jânio Gomes/Esporte Candango
O primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasiliense de Futebol Feminino, entre Capital/Católica e Cresspom, aconteceu na manhã deste domingo (26), no estádio do Cave, no Guará II. Quem se aventurou a assistir ao jogo saiu feliz com a apresentação das meninas, que fizeram um duelo emocionante e com direito a virada heróica.

O Cresspom entrou em campo ligado e marcou dois gols em menos de dez minutos de jogo. Mas o Católica virou o marcador a seu favor e venceu o primeiro duelo da decisão pelo placar de 3x2. Os gols do Cresspom foram marcados por Nildinha e Luana. Bárbara, dias vezes, e Dani Helena anotaram para o Católica.

Com este resultado, a vantagem de jogar por dois empates que pertencia ao Cresspom passou a ser do Católica, que necessita apenas de um empate no próximo domingo para ficar com o título. Ao Cresspom basta uma vitória simples.

Com uma jogadora a menos em campo – Juzinha foi expulsa -, o Cresspom sentiu o golpe e não conseguiu força para recuperar o resultado. Por sua vez, o Católica administrou o resultado até o arbitro Geovane Silva apontar para o centro do gramado e encerar o primeiro jogo da decisão do Candangão Feminino.

“A gente fez uma boa vantagem e não conseguiu segurar. Devido às circunstâncias do jogo, o resultado ficou de bom tamanho e agora precisamos de uma vitória simples no próximo domingo”, amenizou o treinador do Cresspom, Adélio Santos.

“Não tem nada ganho. Passamos apenas por um degrau e ainda falta mais um. Vamos trabalhar durante a semana para o segundo jogo porque não tem nada definido. Mas às meninas estão de parabéns pela atuação”, comemorou o treinador Paulo Mariano.

FICHA TÉCNICA

Candangão Feminino 2011
Estádio do Cave
Domingo, 26 de julho, 10h

Final
ARBITRAGEM
Geovane Silva
Gustavo José
Larissa Ferreira
Waldir Gonçalves
CAPITAL/CATÓLICA - 3
CRESSPOM - 2
Denise
Curitiba (Stefane)
Rayane (Kaká)
Tati
Bárbara (Eliude)
Amanda
Camila (Marisa)
Nadma
Priscila
Dani Helena
Renatinha (Natacha Sena)

Técnico: Paulo Mariano
Mariel
Midgrilo (Jajá)
Lancheira
Tainá
Camila (Bia)
Manu (Galega)
Driele
Dany (Patrícia)
Nildinha
Luana
Juzinha

Técnico: Adélio Santos
Bárbara 34’ 1º Tempo
Dani Helena – 10’ 2º Tempo
Bárbara – 17’ 2º Tempo
Nildinha – 1’- 1º Tempo
Luana 10’ – 1º Tempo

sábado, 25 de junho de 2011

Gama, Ceilandense e Legião vencem na abertura da segunda fase


Aconteceu neste sábado (25), a primeira rodada da segunda fase do Campeonato Brasiliense de Futebol Júnior. Destaque para Gama, Atlético Ceilandense e Legião, que golearam Brasília, Formosa e Unaí, respectivamente. O Cruzeiro vencia o Brazlândia pelo placar mínimo, mas acabou cedendo o empate nos acréscimos da etapa complementar. De toda forma, o resultado assegurou a invencibilidade dos cruzeirenses no campeonato.

Pelo grupo C, o time do Cruzeiro foi ao estádio Chapadinha e empatou com o Brazlândia por 1 a 1. Os gols da partida foram marcados por Leonardo, para os visitantes, e Lobim, para os dons da casa.

O jogo foi bastante equilibrado. O time do Cruzeiro abriu o placar aos oito minutos do primeiro tempo. Após contra-ataque rápido, o atacante Leonardo mostrou oportunismo e mandou para a rede. O empate do time mandante só veio aos 45’ da etapa complementar. Em cobrança de pênalti, Lobim deixou tudo igual no estádio da Chapadinha.

Na outra partida do grupo, o Formosa recebeu o Atlético Ceilandense no estádio Diogão e foi derrotado por 3x0.

Já pelo grupo D, quem também largou na frente na abertura da segunda fase do campeonato foi o Gama, que recebeu o Brasília no estádio Bezerrão e venceu por 4x1. No interior Mineiro, o Unaí/Itapuã recebeu o Legião no estádio Urbano Adjunto e foi atropelado por 4x2.

RESULTADOS
Brazlândia 1x1 Cruzeiro
Formosa 0x3 Atlético Ceilandense
Gama 4x1 Brasília
Unaí 2x4 Legião

CLASSIFICAÇÃO

Grupo C
1º Atlético Ceilandense – 3 pontos
2º Brazlândia – 1 ponto
3º Cruzeiro – 1 ponto
4º Formosa – 0 ponto
Grupo D
1º Gama – 3 pontos
2º Legião – 3 pontos
3º Unaí – 0 ponto
4º Brasília – 0 ponto

CONFIRA OS JOGOS DA PRÓXIMA RODADA

2ªRodada
2ª Fase
HORA
DIA
DATA
LOCAL
CRUZEIRO
X
FORMOSA ESPORTE
15:30
Sab
02/07/2011
CRUZEIRO
ATL. CEILANDENSE
X
BRAZLANDIA
15:30
Sab
02/07/2011
ABADIAO
LEGIAO F. C.
X
GAMA
15:30
Sab
02/07/2011
BEZERRAO
BRASILIA/C.SAUDE
X
UNAI/ITAPUA
15:30
Sab
02/07/2011
A. LIMA

Brasiliense vence Formosa


Foto: Jânio Gomes/Esporte Candango

Ainda distante da condição física ideal, Brasiliense e Formosa se enfrentaram na manhã deste sábado (25), no estádio Serejão, em partida amistosa. O Jacaré visa à estréia na Série C do Campeonato Brasileiro, enquanto que o alviverde goiano se prepara para a quarta divisão nacional. Os donos da casa foram mais objetivos e venceram o confronto por 2x0, com gols de Djavan e Acosta.

Foi o segundo jogo-treino do Brasiliense nesta intertemporada. No sábado passado, a equipe de Taguatinga goleou o time amador da PMDF por 8x0. Pelo lado do Formosa, foi o primeiro amistoso nesta preparação. O Brasiliense volta a campo no sábado que vem (2/7), diante do Atlético Goianiense.

Apesar da vontade em campo, os jogadores não conseguiram fazer uma atuação de alto nível. O jogo foi morno e com muitos passes errados. O time da casa foi melhor em campo e protagonizou as melhores oportunidades.

Aos seis minutos, o volante Ferrugem fez grande jogada e passou para Fabiano Gadelha cruzar na pequena área. O atacante Djavan precisou de duas tentativas para vencer o goleiro Donizetti e abrir o placar, 1x0.

Sem muita criatividade, os visitantes responderam aos 18’. O zagueiro Tiago Eciene cobrou falta perigosa, o goleiro Welder espalmou para o meio da área e a defesa amarela afastou o perigo. O veterano atacante Cássius arriscou de fora da área, aos 36’, a bola foi desviada no caminho e saiu pela linda de fundo. No lance seguinte, Rafinha cobrou córner e Tiago Eciene cabeceou rente a trave de Welder.

No último minuto do primeiro tempo, Fabiano Gadelha escorou cruzamento na pequena área e a bola explodiu no travessão de Donizetti. Foi a última jogada antes de o árbitro Alexandre Andrade encerrar o primeiro tempo.

Como já era previsto para intervalo, o técnico Marcos Soares trocou todos os onze jogadores para a etapa complementar. Pelo lado do Formosa, Marquinhos Bahia também fez algumas modificações.

O ritmo do segundo tempo foi praticamente o mesmo do primeiro. Aos oito minutos, Kássio tocou para Pichula arrematar cruzado e assustar o goleiro André Luiz, ex-Formosa, que entrou na vaga de Welder. O melhor lance da partida veio aos 15’. Diego Tezelli sofreu falta na entrada da grande área, Elivelto pediu para cobrar e o uruguaio Acosta se apresentou para fazer a cobrança. Sem decepcionar, o gringo acertou a gaveta de Márcio, 2x0 para o Brasiliense.

Com a vantagem no marcador, o Jacaré ainda criou algumas oportunidades, mas não conseguiu transforma-las em gol. Pelo lado do time visitante, o técnico Marquinhos Bahia aproveitou para fazer algumas observações e não viu sua equipe ter força para tentar o tento de honra.

“Nosso time vem de duas semanas de trabalho físico, este foi o nosso primeiro contato com bola, mas deu para perceber que é um time técnico e que vai crescer muito durante o decorrer da preparação. Juntando o condicionamento físico e técnico temos tudo para chegar longe”, frisou o experiente goleiro Donizetti.

“O adversário foi bem mais difícil que a equipe da PM. É um time que vai jogar a Série D e são profissionais de gabarito daqui de Brasília. O time conseguiu fazer o que eu solicitei que era muita pegada, e sempre tentar roubar a bola e sair em velocidade para o ataque. Faltou só um pouquinho mais de velocidade, mas há tempo para a gente melhorar e o caminho é esse”, avaliou o técnico do Brasiliense, Marcos Soares.

O Brasiliense estreia na Série C do brasileirão dia 16 de julho, diante do Madureira-RJ, às 16h, no Serejão. Por sua vez, o Formosa dará o pontapé inicial na Série D dia 17 de julho, em São João do Meriti-RJ, contra o Sendas.

FICHA TÉCNICA

Amistoso
Sábado, 25 de junho de 2011
Estádio Serejão, Taguatinga-DF
Alexandre Andrade
Júlio César
João Ademir Flores
BRASILIENSE - 2
FORMOSA - 0
Welder/André Luiz
Allan/Jonathan
Teco/Padovani
Rafael/Moacri
Edinho/Victor
Deda/Tezzeli
Ferrugem/Valdo
Ruy/Luiz Fernando
Gadelha/Elivelto
Diego Lira/Acosta
Djavan/Bebeto

Técnico: Marcos Soares
Donizetti/Márcio
Ramom/Kássio
Reginaldo/Anselmo
Tiago Eciene
Rafinha/Wellington Bahia
Leis
Marcinho
Renatinho/Glauco
Paraná
Pichula/Roberto
Cássius/Pedro Henrique

Técnico: Marquinhos Bahia
GOLS
Djavan – 6’ 1ºT
Acosta – 15’ 2]T

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Brasiliense confirma amistoso contra adversário da Série A


O técnico do Brasiliense, Marcos Soares, comanda mais um coletivo na tarde desta sexta-feira (24), quando irá definir a equipe titular para o amistoso deste sábado, às 10h, no Serejão, diante do Formosa. Este será o segundo teste do time de Taguatinga nesta intertemporada em preparação para a estréia na Série C do Campeonato Brasileiro. No primeiro amistoso, o Jacaré não encontrou dificuldades para golear a equipe amadora da PMDF por 8x0.


O adversário mais difícil que o Brasiliense vai enfrentar antes da estréia diante do Madureira é da primeira divisão do brasileirão. No próximo dia 2 de julho, às 16h, o Jacaré recebe o Atlético Goianiense. Para fechar a preparação, no dia 9, o oponente será a Anapolina, também na Boca do Jacaré.

No primeiro teste, Marcos Soares fez questão de utilizar todos os jogadores que estavam à disposição. No entanto, a tendência é que o comandante comece a focar na escolha dos onze titulares, até para dar entrosamento para a estréia, dia 16 de julho, diante do Madureira-RJ.

Para o jogo deste sábado, o meia Adrianinho e o atacante Bachin ainda não poderão ser utilizados. Os jogadores seguem tratando de lesões.

O Formosa se prepara para a estréia na Série D do Campeonato Brasileiro. O time treinado por Marquinhos Bahia conta com jogadores experientes e promete dificultar a vida do rival de Taguatinga. O time goiano estréia na quarta divisão nacional dia 17 de julho, diante do Sendas, em São João do Meriti-RJ. 

A Anapolina também visa a disputa da Série D. O Dragão, por sua vez, estará de folga pela Série A, em função da estreia da Seleção Brasileira na Copa América, na Argentina.

Amistosos confirmados
Brasiliense x Formosa - sábado (25), às 10h, no Serejão
Brasiliense x Atlético Goianiense - sábado (2), às 16h, no Serejão
Brasiliense x Anapolina – sábado (9), às 16h, no Serejão

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Capital/Católica é finalista

Foto: Jânio Gomes/Esporte Candango
As meninas do Católica mostraram que a vitória diante do Cresspom, por 4x2, no jogo de ida, não foi nenhuma zebra. Na tarde desta quinta (23), no campo da Católica, as donas da casa fizeram valer o mando de campo e voltaram a vencer as atuais campeãs, desta vez por 1x0, com gol marcado nos acréscimos do segundo tempo pela atacante Dani Helena. Com o resultado, o Católica é finalista do Campeonato Candango de Futebol Feminino e vai em busca do inédito título, diante do Cresspom, no próximo domingo.

Diferentemente do primeiro jogo, o ritmo da partida de hoje foi baixo. O Católica tinha a vantagem de poder perder até por um gol de diferença e entrou em campo para jogar no erro do adversário. Por sua vez, as visitantes necessitavam de um resultado positivo por dois ou mais gols de diferença.

No embalo ta torcida, o Católica começou melhor e administrava bem o andamento da partida.  Logo aos dois minutos, Wanessa arrematou de fora da área e mandou uma bomba na trave da goleira Silvia. A Ascoop respondeu aos 11’. Nathane recebeu livre e finalizou em cima da arqueira Denise.

A partida ficou equilibrada e sem grandes emoções. Aos 27’, Renatinha bateu escanteio e Nadma cabeceou perigosamente, mas a bola passou rente ao travessão e saiu pela última linha. Antes do intervalo, o jogo ficou paralisado durante três minutos. Depois de muito bate-boca entre as jogadoras, o árbitro Marcelo Augusto interrompeu a partida e solicitou que os dois treinadores acalmassem os ânimos das jogadoras.

O segundo tempo começou com a Ascoop atacando mais e o Católica tentando encaixar um contra-ataque. Aos seis minutos, Nathane chutou cruzado e a bola passou perto da trave direita de Denise. A mesma Nathane voltou a produzir boa jogada aos 26’, mas a goleira do time da casa espalmou e a zaga afastou o perigo.

A Ascoop continuou pressionando. Aos 33’, Andiara chutou e Rayane mergulhou de carinho para salvar milagrosamente e evitar o que seria o primeiro gol da equipe rival. Mas o lance que definiu o resultado veio somente nos acréscimos. Aos 44’, Bárbara puxou contra-ataque e cruzou na medida para Dani Helena fazer o único gol da partida.

Ao final do jogo, as meninas da Ascoop deixaram o gramado chorando. Mesmo jogando com uma jogadora a mais durante quase todo o segundo tempo, a equipe treinada por Marquinhos Carioca não conseguiu reverter o resultado e acabou sendo eliminada pelas guerreiras do Capital/Católica.

“Acho que futebol é isso: se não tiver atenção com os mínimos detalhes você deixa escapar uma coisa que estava praticamente garantida em suas mãos”, resumiu o treinador da Ascoop, Marquinhos Carioca.

“Sabíamos que a Ascoop era um time difícil, mas conseguimos a classificação e agora é pensar na final. O Cresspom é um time muito bom e a gente precisa enfrentá-lo com a mesma postura e com o pensamento na vitória”, disse a atacante Dani Helena, autora do único gol da partida desta quinta.

O primeiro duelo que vale o título, entre Capital/Católica e Meninas da Capital/Cresspom, acontecerá no próximo domingo (26), às 10h, no estádio do Cave, no Guará. A segunda partida acontecerá no domingo seguinte (3/7), no mesmo local e horário. O Cresspom tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

FICHA TÉCNICA

Candangão Feminino 2011
Campo da Católica
Quinta (23), 15h

Árbitro: MArcelo Augusto
A1: Mizael Quintino
A2: José Silvério
4º árbitro: Mauro Calai
Capital/Católica - 1
Ascoop/Unicesp - 0
Denise
Curitiba
Rayane
Tati
Camila (Lu)
Wanessa
Amanda
Renatinha
Bárbara
Nadma
Dani Helena

Técnico: Paulo Mariano
Sílvia
Laine
Fabiana
Andiara
Jéssica
Fernanda (Tody)
Maria (Marcela)
Érica (Nene)
Fernandinha (Naiere)
Cirlene
Nathane

Técnico: Marquinhos Carioca
Cartões amarelos
Amanda e Nadma

Cartão Vermelho
Wanessa

Gol
Dani Helena – 44’ 2º Tempo
Cartões amarelos
Fernanda e Cirlene

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conselho Superior do IFB

Na noite de ontem (terça-feira) foi realizada mais uma reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília - IFB. O evento aconteceu na reitoria da instituição, na 504 Norte. Na oportunidade, os quatro conselheiros eleitos, no último dia 17, tomaram posse e ocuparão a cadeira do principal órgão do IFB durante os próximos dois anos. Ente os contemplados estava Jânio Gomes, eleito na primeira etapa no Campus Taguatinga, e na segunda etapa, quando concorreu com os demais candidatos que representaram as demais cidades de Brasília.


Jânio Gomes também é radialista e atua na Imprensa esportiva do DF desde o ano de 2006. Atualmente é repórter do portal Esporte Candango e colaborador da equipe de esportes da Super Rádio Brasília - 1.210 AM e 88.9 FM.


Os outros três conselheiros eleitos foram: Carlos Alberto de Souza, Jesus de Nazareno e Markus Emílio Vila Real.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Segundona candanga começa em setembro


O arbitral que definiu a Segunda Divisão do Candangão de 2011 aconteceu nesta terça-feira. Serão quinze clubes participantes que lutarão por quatro vagas na elite local de 2012, que contará com 10 times. A disputa será por pontos corridos no estilo do Campeonato Brasileiro, porém apenas com jogos de ida, e os quatro primeiros colocados terão direito ao acesso para a primeira divisão.

"Os clubes decidiram assim e, dessa forma, não haverá, returno, semifinais nem final, os quatro melhores garantem as vagas. A tabela de jogos deverá ser divulgada na próxima semana, mas a data de início da competição será de 03/09", explicou Paulo Araújo à equipe do Esporte Candango.

A boa notícia ficou por conta de times como o Clube de Regatas Guará e o Samambaia voltarem a disputar a competição. Os clubes envolvidos na segundona local são: Bandeirante, Bolamense, Brazlândia, Capital, Cruzeiro, Dom Pedro, Guará, Legião, Luziânia, Paranoá, Planaltina-GO, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho e Unaí-MG.

O único dos 24 times federados que ficou fora das competições de 2011 foi o Brazsat.

Brasília e CFZ, rebaixados neste ano, voltam a competir somente em 2012.

Cruzeiro x Samambaia - Estádio do Cruzeiro
Dom Pedro x Luziânia - Metropolitana
Legião x Sobradinho - a definir
Bolamense x Capital/Católica - Rorizão
Santa Maria x Bandeirante - a definir
Paranoá x Planaltina - JK
Unaí/MG x Guará - Urbano Adjuto

Com informações do Esporte Candango

Brasiliense altera programação de treinos


Já são 23 dias de treinamento intensivo desde a reapresentação do Brasiliense, em 30 de maio. Durante este período, os jogadores trabalharam praticamente em tempo integral. Mas a programação sofrerá mudanças. A partir desta quarta-feira, não haverá atividade no parte da manhã, pelo menos para esta semana.

Os trabalhos ocorrerão durante a semana sempre a partir das 16h.  Nesta quarta-feira, o treinador Marcos Soares deverá comandar mais um coletivo em preparação para o amistoso do próximo sábado, às 10h, contra o Formosa-GO. No primeiro teste da intertemporada, o Jacaré atropelou o time da Polícia Militar do Distrito Federal por 8x0.

O meia Adrianinho e o atacante Bachin seguem entregues ao departamento médico. O primeiro trata de uma contratura na panturrilha direita, enquanto que o segundo sofre com um estiramento na coxa, desde quanto atuava pela Sociedade Esportiva do Gama. Já o lateral direito Cicinho foi liberado e faz treino físico.

O Brasiliense estréia na série C da competição nacional no dia 16 de julho, sábado, às 16h, diante do Madureira-RJ. O grupo C ainda conta com Macaé-RJ, Ipatinga-MG e Marília-SP. Na primeira fase, as cinco equipes se enfrentam dentro da chave, em duelos de ida e volta. Os dois melhores se classificam à próxima fase. O time de pior desempenho será rebaixado.

Dimba pode chegar

O atacante Dimba pode reeditar a parceria com o técnico Adelson de Almeida, que culminou com o título candango de 2010 pelo Ceilândia, mas que esse ano, também no Gato Preto, não deu tanto resultado assim.

"Houve uma sondagem e existe uma possibilidade de 99%, mas detalhes precisam ser conversados e não posso afirmar nada sobre um acerto com o Gama nesse momento. Vamos aguardar o um por cento restante e aí vou afirmar ou negar", declarou Dimba à reportagem do Esporte Candango.

O zagueiro Badhuga e o meia Allan Delon, ex-Ceilândia, são nomes que podem fazer parte do elenco alviverde. 

A apresentação do time está prevista para acontecer às 16h da próxima segunda-feira (27), no Centro de Treinamentos do Clube. O Periquito estréia na Série D no dia 24 de julho, diante da Anapolina-GO.


Com informações do Esporte Candango



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cursos gratuitos de Línguas Estrangeiras para a Copa do Mundo


O IFB lançou hoje, 20 de junho, o Edital do Processo Seletivo para os Cursos de Línguas Estrangeiras para a Copa (Inglês, Espanhol e Francês), na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) a serem promovidos pelo Campus Gama a partir do 2º semestre de 2011. Serão oferecidas 23 vagas em cada curso.
Os cursos FIC de Língua Estrangeira para Copa objetivam formar profissionais para atuarem no atendimento direto ao público nos setores: alimentícios, comerciais, hoteleiros e turísticos.

Podem se inscrever os candidatos que possuírem o Ensino Médio completo quando da realização da matrícula.

As inscrições para as vagas destinadas à comunidade serão realizadas via internet por meio do endereço eletrônicohttp://www.ifb.edu.br/selecao das 14h do dia 20 de junho de 2011 às 23h59min do dia 13 de julho de 2011.

Também poderão ser realizadas de forma presencial, somente no Campus Gama, de segunda a sexta-feira (apenas nos dias úteis) no período de 21 de junho a 13 de julho de 2011 nos seguintes horários: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Os cursos são gratuitos.

Outras informações podem ser obtidas pelo Edital de Seleção ou no Campus Gama pelo telefone (61) 2103-2251.

 Clique aqui para fazer sua inscrição

Ouça um pouco do meu trabalhos no rádio candango